segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um Dia no CMA de Nogueira

Designação - CMA de Nogueira
AAP - Bragança
Distrito - Bragança
CDOS - Bragança
Meio Aéreo - HATI
07h50- Chegada ao CMA da Nogueira, rendição dos colegas que fizeram guarda ao meio aéreo durante a noite. Dois Grupos GIPS já se encontram na Base da Serra da Nogueira
08h00 – abertura do CMA da Nogueira, contactado o CDOS sabe-se que toda a equipa Helitransportada e Helicóptero estão operacionais.08h01 - Verificação das condições climatericas com medição de temperatura, humidade relativa do ar e velocidade do vento
08h43- Chamada do CDOS ordenando saída para Incêndio, rumo 305, 33km- zona de Quiraz-Vinhais. O Hotel 17 levanta com brigada GIPS, ao fim de 10 minutos está á vertical do Incêndio, e informa que arde mato médio, em terreno muito acidentado, com uma frente de cerca de 100 metros.
09h38- está de regresso á base o H17, com a sua equipa
11h00 – Inicio da preparação do almoço, que é confeccionado pelos elementos do Gips, para todo o pessoal que está na Nogueira, hoje durante a confecção do almoço a agradável visita do 2º CODIS, que nos deu um toque de mestria culinária.13h00 – O almoço está servido e todos nos juntamos no edifício dos Gips para almoçar. Também fomos visitados pelo Sr.CODIS durante o almoço.13h50 – Saída de uma patrulha terrestre dos GIPS para o concelho de Bragança. A Patrulha não tem só a vista dos incêndios florestais mas também o patrulhamento normal de uma força de segurança.
14h00 – Durante a manhã, alguns problemas técnicos a nível das comunicações tentaram estragar um dia de trabalho, mas a esta hora já se encontram todas resolvidas. Os novos sistemas estão implantados, e caso falhe o telefone, que é o método preferecial de contacto, agora também podemos contactar o cdos via net, através do SKIPE, temos ainda os meios de rádio, e claro, o indispensável telemóvel. Quase não existe possibilidade de ficarmos incontactáveis.
15h06 – Um alerta de incêndio aqui perto da serra leva a uma confirmação da nossa parte, informado o cdos, o H17 levanta para a Localidade dos Pereiros. Tratava-se de uma queimada não autorizada, mas o rápido despacho de meios não levou a que o incêndio progredisse.
16h04- Meia hora depois de ter aterrado o h17, tem um novo pedido para ir para o ar, agora o incêndio foi detectado pelos elementos que se encontravam aqui na rua, e pelo vigia. Dada a autorização para levantar o H17 desloca-se para Uva, concelho de Vimioso, a cerca de 33km do CMA16h34- Quando o H17 recolhe a equipa helitransportada para regressar á base avistam um novo foco nascente a cerca de 4km a sul do TO onde operava. Contactado o CMA, os aperadores apressam-se a pedir autorização para o H17 actuar naquele foco nascente, que depois de concedida, com uma descarga dominou-se o fogo. 18h20 – Um dos elementos dos GIPS, o Diegues, faz anos hoje. Como lanche temos direito a um bolo de aniversário.
19h45 – Preparação para o encerramento de mais um dia de trabalho. São feitos relatórios das intervenções, e assinados. Também é altura de deixar tudo pronto para o dia seguinte e arrumado para os colegas que virão fazer segurança ao helicoptero durante a noite.20h00 - Encerramento do CMA … vamos embora, "mundo” ate amanha !!!!!!!!

2 comentários:

Administração disse...

Excelente trabalho Paulo!!!

Parabens!

Anónimo disse...

Boas ja deves saber quem e mas pronto.
bom trabalho, so hoje consuegi ver tenho mais imagens para ti.
falamos 2ª feira