quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bombeiros de San Vitero - Instalações

Os Bombeiros de San Vitero são uma corporação de Bombeiros Profissionias sob tutela do Ayutamiento de Zamora e sobre alçada do 112  de Valladolid ( equivalentes a centrais distritais de operações de socorro),e têm como base de Comando os Bombeiros de Zamora. Localizam-se na Zona de Alistes.
O seu quartel, um armazém detido pelo Ayuntamiento, foi aproveitado para fazer de Parque de Bombeiros. Foram instituídos á 8 anos na pequena vila de San Vitero, mas só desde Maio de 2010 é que começaram a funcionar só com profissionais, podendo por vezes requerer o apoio de voluntários.
 Como não funcionam com central de comunicações, o Comandante de Parque, centra as suas actividades de registo semanal de serviços nesta sala, onde dispõem também de outros elementos usados para fazer de sala de estar.
 A troca de roupa para entrada de serviço é feita nesta sala, onde alberga os cacifos individuais. Como contam apenas 2 a 3 Bombeiros Profissionais por dia, não existe ainda a necessidade de arranjar espaço neste local, mas isso será alterado com a construção do novo quartel, que iremos ver mais á frente.
 O corredor acima é o que dá acesso aos WC´s, camaratas, arrecadação e despensa.
A camarata apenas alberga 5 camas.
 Acesso ao parque de viaturas. Em todas as divisões estão colocadas nas paredes fotografias sobre um acidente ferroviário ocorrido na Puebla de Sanabria á alguns anos atrás.
 Ginásio, com a representativa corda ao tecto existente em todos os quartéis espanhóis.
 O EPI é individual, cada Bombeiros dispõem do seu fato. Visto serem poucos elementos é possível a aquisição de material completo, e todo este equipamento foi adquirido pela corporação, não havendo propriamente apoios objectivos a este equipamento, ou seja, ou são os EPI´s ou é outra coisa qualquer.
 Este é o novo quartel, com um parque maior, zonas de cozinha, escritório e camaratas maiores, bem como todas as zonas de estar são mais amplas. Este quartel e está localizado á saída de San Vitero, em direcção N e a Rio Negro Del Puente.

O cbbraganca agradeçe ao Chefe de Parque David Mejias, a excelente recepção e o acompanhamento dado para a execução destas visitas.

Sem comentários: