domingo, 31 de outubro de 2010

Chuva e vento fortes atingem todo o país até às 20h00

A Protecção Civil estendeu o alerta amarelo a todo o território nacional até às 20h00 de hoje, devido às previsões de chuva intensa e vento forte.
De acordo com o sítio da Protecção Civil na internet, para hoje são esperados precipitação intensa, queda de neve, vento forte e agitação marítima forte.

Devido a estas previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou que o Dispositivo Integrado de Operações de Socorro está em "alerta amarelo" (o segundo menos grave de uma escala de quatro) relativamente a todos os distritos de Portugal continental.

Por prever uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, o Instituto de Meteorologia (IM) accionou para hoje o aviso laranja (o segundo mais grave da sua escala) nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

Em aviso amarelo, que pressupõe a possibilidade de risco apenas para actividades que estão dependentes da situação meteorológica, estão os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.

A "verde", sem previsão de situação meteorológica de risco, está apenas o distrito de Santarém.

A previsão do IM para hoje é de céu muito nublado alternando com abertas, em especial na região Sul.

No Norte e Centro estão previstos aguaceiros temporariamente fortes que podem ser granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de neve acima dos 1500 metros.

O vento soprará moderado a forte (25 a 45 km/h) de noroeste, soprando forte (40 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 90 km/h no litoral, e será forte a muito forte (45 a 65 km/h) de noroeste com rajadas da ordem dos 110 km/h nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 16º no Porto, 18º em Lisboa e 19º em Faro.

O mau tempo que sábado se registou provocou a nível nacional 442 inundações, 42 quedas de árvore, 11 deslizamentos de terras e 20 quedas de estruturas, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Lusa/SOL

A EIP de Bragança deseja a todos os leitores um optimo Halloween!

Personalize funny videos and birthday eCards at JibJab!

Acidente com Arma de Caça

Um homem sofreu esta tarde, um acidente com uma arma de caça, junto á aldeia de Carragosa.

Pouco passava das 13h00, quando este domingo os Bombeiros de Bragança foram chamados a acorrer para um individuo que tinha sido atingido pelos projecteis duma caçadeira.

O individuo de cerca de 50 anos, terá sofrido um disparo na perna esquerda da própria arma. Ele andaria a caçar no monte com colegas, os mesmo que o transportaram de gipe para aldeia de Carragosa.

O disparo causou ferimentos graves na perna esquerda, tendo havido fractura da tíbia e hemorragias.

Uma ambulância de socorro dos Bombeiros de Bragança e um Veiculo Médico de Emergência e Reanimação foram activados para o local, socorrendo o sinistrado e transportando-o para a Unidade Hospitalar de Bragança.

Parte da cidade ficou sem electricidade este sábado à noite

Parte da cidade de Bragança esteve sábado à noite sem electricidade durante mais de 40 minutos, devido à inundação de uma cabine de distribuição de energia, segundo fonte da Protecção Civil.

A mesma fonte disse à Lusa que esta justificação foi obtida junto da EDP e que a energia falhou desde as 23:00.

A zona nova da cidade e a parte histórica, onde estão localizados alguns dos hotéis mais procurados, foram afectadas pelo corte de electricidade.

Desde o final da tarde de sábado que têm ocorrido falhas de energia em toda a cidade, mas de curta duração, segundo os bombeiros de Bragança.

sábado, 30 de outubro de 2010

Relógios atrasam uma hora esta madrugada

Os portugueses vão poder dormir mais uma hora na madrugada de domingo, devido aos relógios atrasarem uma hora quando forem 02:00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, dando início à hora de Inverno.


Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para a meia-noite, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

«Toda a actividade anda à volta das horas de sol, sendo por isso que existem os ajustes horários», explicou o professor Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, adiantando que «Portugal não pode ter a mesma hora que a Rússia ou os restantes países da Europa central».

O Governo adoptou para Portugal continental e Madeira, nos anos 90, a mesma hora que a Europa central, igual a Bruxelas, mas o «impacto sobre a vida pública era terrível», com o aumento de acidentes de viação e de trabalho, as crianças a renderem menos nas escolas e tudo porque as pessoas estavam com problemas de despertar, contou o professor.

Decorre Hoje em Gouveia - Conferência Nacional "Os Bombeiros e as Novas Tecnologias"

Programa
14:00 – Recepção dos convidados e participantes
14:20 – Sessão de Abertura
14:30 – CEIF/ADAI - Centro de Estudos de Incêndios Florestais / Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial - (Universidade de Coimbra) - Eng. Luís Mário Ribeiro
Sistemas de Apoio à Decisão
15:00 – Empresa IFTHEN – Nuno Breda
IFFIRE, IFPROTEC, GPSPHONETRACK, IFFIRE Mobile, IFMB – Tecnologias integradas para Bombeiros e Protecção Civil
15:30 – Empresa Decimal – António Almeida
DecimalFire - porque é urgente criar um moderno conceito de gestão para bombeiros
16:00 – Debate
16:10 – Intervalo
16.20 – RPG – Companhia Espanhola especializada no sector audiovisual – Jaime de Aranda
Tecnologias associadas aos centros de controlo de emergências
16:50 – Empresa Quartel21 – Luís Madeira
Sistema de intranet dedicada à gestão interna de corpos de bombeiros
17:20 – Debate
17:30 – Intervalo
17:40 – Empresa ENERBUILD - Miguel Marques/João Baptista
Apresentação da tecnologia MicroLedPlus Projectores com microledplus de várias potências, sistemas em projectores portátil para sistemas de emergência, Kit solar autónomo auto-transportável.
18.10 – Empresa JaCinto Lda – Lider em Veículos de Combate a Incêndios – Jacinto Oliveira
1. Novas Ferramentas de Desencarceramento
Sistemas de ferramentas de resgate Hidráulicas por Bateria.
2. Novos painéis tácteis de operação de veículos de Incêndio
18.40 - Encerramento

19:00 – Jantar convívio - Comemoração do VI Aniversário do portal Bombeiros.pt

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conferência Técnicos de Protecção Civil - Leiria

Protecção Civil acciona alerta de mau tempo

Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decidiu accionar o alerta amarelo em sete distritos do Norte e Centro do país, face às previsões do Instituto de Meteorologia para os próximos dois dias.
 
A subida de nível entra em vigor às 6h00 da próxima madrugada, nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.

Em causa está a passagem por Portugal de duas frentes depressivas, que irão provocar chuva forte acompanhada de trovoadas, sobretudo no litoral norte e centro, durante a próxima madrugada e no final da manhã de sábado.

São também esperados ventos fortes, que poderão chegar aos 120 quilómetros/hora, descida das temperaturas e a queda de neve em regiões acima dos 1400 metros.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Publicidade inteligente a favor dos Bombeiros, com humor!

Não perca, em Bragança, de 29 a 1 de Novembro, no Pavilhão do Nerba


(Clique na imagem para ver programa em maior tamanho)

Idoso morreu queimado numa lareira

A população de Ribeiro, às portas da cidade de Vila Real, ainda não se refez do choque. O morador Manuel Moura, de 67 anos, morreu ontem de manhã queimado na lareira da casa onde vivia, sozinho, na miséria. O acidente terá ocorrido por volta das 9.00 horas, pois um quarto de hora depois Esperança Augusto apercebeu-se na rua de um cheiro a roupa chamuscada.

Foi a primeira a desconfiar que algo não estava bem em casa de Manuel Moura, quando ali se deslocou para lhe dar umas ervilhas que ele tinha pedido para semear.

Seguiu-se uma troca de palavras com vizinhas até constarem o que realmente se tinha passado:

“Era um cheiro esquisito, isto não é de tábuas velhas, é de roupa queimada”, conta Esperança. “A rapariga foi logo lá e começou a gritar por ajuda, que o homem estava a arder”, concluiu.

Apesar disso já nada havia a fazer para salvar a vida ao sexagenário. Segundo a população, Manuel Moura sofria de ataques epilépticos, suspeitando que tenha caído à lareira durante um deles.
A povoação está em choque pois tinham o sexagenário em boa consideração, como adiantam Lurdes Martins e Maria de Fátima:

“Não havia melhor no Mundo”, garante Maria de Fátima. “Tudo o que tinha dava. Não merecia a morte que teve”, sublinha Maria de Fátima.

Lurdes Martins refere ainda que foi uma sorte o alerta ter sido dado relativamente rápido:

“Se a senhora Esperança não chega naquela hora, era capaz de a labareda pegar num escano de madeira e ia isto tudo pelo ar.”

Os Bombeiros Voluntários da Cruz Verde de Vila Real retiraram o corpo da casa e levaram-no para o gabinete de medicina legal para ser autopsiado, enquanto a PSP tomou conta da ocorrência.

Escrito por CIR Foto:PFerro

PCP apresenta proposta para acabar com as mortes de agricultores em acidentes de tractor

Este ano já morreram 26 pessoas vítimas de acidentes de tractor. Para ajudar a reduzir o número de acidentes, vai ser hoje discutida na Assembleia da República uma proposta do Partido Comunista Português.

Há 11 anos que António Gonçalves traz no corpo a marca do acidente que lhe mudou a vida.

Numa tarde de 1999, quando lavrava oliveiras num terreno inclinado, perto de Bragança, o tractor que conduzia capotou.

“Foi o tractor que resvalou, num terreno inclinado, muito acidentado”, conta. Depois do acidente, comprou um tractor já com tracção à frente. “Com este lavro melhor, especialmente nas ladeiras. Já não voltei a ter nenhum susto”, conta.

No seu caso teve sorte e sobreviveu para contar a história mas no distrito de Bragança aconteceram 63 acidentes mortais na última década.

Desde 2007, já morreram 23 pessoas no distrito vítimas de acidentes com tractores agrícolas.

Só este ano já são quatro as vítimas mortais, a última das quais em Carrazeda de Ansiães, há menos de duas semanas.

Em todo o país, o número de vítimas vai em 26, só este ano, sobretudo no Norte e Centro do país.

Por isso, o deputado comunista, Agostinho Lopes, decidiu avançar com uma proposta ao Governo.

“Na base da sinistralidade que atinge agricultores há um conjunto de factores. Estamos a falar da intervenção de tractores em caminhos muito estreitos, leiras. A própria idade das máquinas e a incapacidade de a agricultura familiar renovar as máquinas, para além de próprias questões de saúde dos agricultores”, explica o deputado comunista, que apresenta um projecto de resolução com quatro orientações.

“São recomendações ao Governo e vão por uma questão de comunicação, sobretudo nas televisões, mas que envolva as associações e as próprias paróquias do mundo rural. Um programa de reequipamento de explorações agrícolas familiares, integrar nas visitas ao médico de família as condições para o exercício desta actividade. Por fim, retomar os projectos de formação, apoiados pelo Governo.”

Agostinho Lopes entende que deve ser o ministério da Agricultura a assumir este programa.
O deputado comunista está convencido que esta proposta vai ter o apoio da generalidade dos partidos.
A discussão vai ser esta quinta-feira e a votação em plenário deve acontecer já na próxima semana.
Escrito por Brigantia


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Acidente Caricato

Nestes dias de Outono, o perigo esconde-se sobre uma estrada molhada... Foi o que aconteceu ao jovem , na passada segunda-feira, pelas 22:20, quando ao descer a Avenida Abade de Baçal, após passar sob o viaduto da Sá Carneiro, tentou curvar à direita para a Nossa Senhora dos Aflitos. A rodar, de acordo com o próprio, a 40 ou 50 quilómetros / hora, sendo que, o estado e a posição em que ficou a viatura confirmam-no, o Ford Escort, de 1985, entrou em despiste, dada a pouca aderência ao piso molhado. A chuva que antecedeu o sinistro fez com que a viatura perdesse o controlo, acabando por subir o passeio e ficar numa posição pouco ou nada comum. A fotografia explica melhor o sucedido.

O jovem de 22 anos, nascido na Alemanha, conta, visivelmente entristecido: “Vinha do trabalho, vinha devagar, abrandei para entrar na curva e o carro começou a fugir, a patinar. Tentei dominá-lo, mas como o piso estava molhado não consegui controlá-lo”. Há sete anos na família, o veículo passou da mãe para a sua posse há cerca de ano e meio, tendo gasto, recentemente, algum dinheiro no sentido do arranjar.

A estima de Carsten pelo veículo era notória. “Este carro ardeu”, desabafa o gestor comercial da ZON, referindo-se à perda total da viatura, naquele que foi o seu primeiro acidente. Num olhar atento, e dada a violência do embate, os danos poderão ter atingido a direcção, o chassi e a carroçaria, nomeadamente, a frente empenada.
Fonte: Bruno Filenawww.capitaldonordeste.blogspot.com

GIPS montam quartel

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco visitou ontem as novas instalações de um dos dois pelotões da 7ª Companhia do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS), que montou aquartelamento em Cova de Lua (Bragança).

O governante estava acompanhado do comandante da Unidade de Intervenção da GNR, major general, Melo Gomes, que realçou o trabalho dos homens do GIPS na montagem do aquartelamento. “É preciso realçar que este trabalho todo, em termos de mão-de-obra, foi feito pelo pessoal do GIPS em muitas das folgas que dispunham, com o apoio logístico do Governo Civil de Bragança”, frisou o responsável.

Com camaratas, sala de estar, cozinha, casas de banho, sala de comando e disponibilidade para 18 elementos, este quartel dispõe de todas as características necessárias para os militares do GIPS poderem desenvolver toda a sua actividade. Só falta arranjar certos pormenores, como sejam o telhado e uma antena de comunicações. “Nós queremos dar as melhores condições de trabalho e de instalações aos nossos homens e não há dúvida nenhuma de que se fez aqui um trabalho notável”, salientou Melo Gomes

Para o comandante da 7ª Companhia do GIPS, tenente Barbosa, a unidade de Cova de Lua tem uma importância estratégica. “O facto de estarmos no Parque Natural de Montesinho traz-nos uma melhor localização, alguma segurança às localidades próximas e outras valências, como a rede TMN que será aqui implementada com internet e sistema GSM”, explicou o graduado.

A visita ao aquartelamento teve lugar após uma reunião no Governo Civil de Bragança, onde Vasco Franco avaliou o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2010 com os responsáveis dos Bombeiros e Protecção Civil.
Fonte: Bruno Filena Jornal Nordeste Foto:PFerro

Viaturas prometidas há mais de um ano aos bombeiros começam a ser entregues em Novembro

Depois de mais de um ano de espera, devem começar a ser entregues já no próximo mês duas das viaturas prometidas pelo Governo aos bombeiros do distrito.

A promessa tinha sido feita pelo Governador Civil, em Junho de 2009.

Segundo Vasco Franco, Secretário de Estado da Protecção Civil, os problemas burocráticos que atrasaram o concurso de aquisição das viaturas já foram ultrapassados e as primeiras unidades devem começar a ser entregues já em Novembro.

“Foi um concurso que se arrastou por razões burocráticas. Anunciamos que no dia 29 serão apresentados pelas empresas vencedoras os protótipos e as primeiras viaturas começarão a ser entregues no mês de Novembro.”

As duas viaturas serão entregues às corporações de Bragança e Vila Flor.

A Bragança deve chegar uma viatura pesada de primeira intervenção e a Vila Flor chega uma de desencarceramento.

Para além disso, Vasco Franco anunciou ainda, na sua passagem por Bragança, que será feita uma aposta reforçada na vigilância e em várias medidas para a prevenção de incêndios.

“O uso do fogo controlado para queimar áreas que devem ser queimadas em termos de renovação, nomeadamente de pastagens. A sensibilização dos locais onde há mais ignições para vermos se isso se deve a determinados comportamentos cuidadosos. E também conversámos sobre o reequipamento de viaturas. Há condições para novas candidaturas no âmbito do QREN.”

Em falta estão ainda mais três viaturas ligeiras de primeira intervenção para os bombeiros do distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia Foto:PFerro

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Incêndio urbano em Bragança

Um incêndio deflagrou esta tarde, pelas 17h00 na cidade de Bragança. O incêndio deu-se numa casa de habitação, num 2º andar,junto á residencial Tulipa.

O incêndio poderá ter tido origem em material electrico instalado num dos quartos da habitação. Os danos directos do incêndio foram sobretudo num quarto mas o fumo acabou por causar danos substanciais nas restantes divisões da casa.

A casa ficou inabitavel.

Os Bombeiros de Bragança foram rapidamente activados por transeuntes que viram fumo negro a sair pela chaminé. A resposta rapida e eficaz por parte dos Bombeiros evitou o pior.

Um veiculo de combate a incêndios urbanos com 5 operacionais, um veiculo de comando e um veiculo escada com 3 homens, mas que não foi necessário utilizar, foram activados para o local.


Humor

Trabalhadores das obras tornaram-se nos "novos vigilantes"

Os milhares de trabalhadores das obras públicas em curso no Distrito de Bragança foram hoje apontados pelo Governo como uma inesperada ajuda no combate aos incêndios florestais durante o verão.
Os "novos vigilantes", que não faziam parte do dispositivo oficial de combate, acabaram por assumir um papel importante na vigilância principalmente na dissuasão e alerta um pouco por todo o Distrito de Bragança.
A "importância" daqueles que trabalham nas novas estradas e barragens do Nordeste Transmontano foi hoje realçada pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, durante uma visita ao Distrito Bragança.
Ao contrário do que aconteceu noutros distritos do Norte, segundo o governante, esta região destaca-se com menos 225 ocorrências, um decréscimo de 32 por cento, e menos 1294 hectares, equivalente a 22 por cento, ardidos do que em 2009.
O secretário de Estado, Vasco Franco, elogiou o trabalho do dispositivo local, num ano com condições meteorológicas adversas, mas soube também pelo governador civil, Jorge Gomes, do outro fator que parece ter contribuído para os resultados.
O governante atribuiu uma "importância grande ao facto de as grandes obras de infraestruturas que estão em curso no Distrito de Bragança levarem a uma movimentação de uns milhares de trabalhadores".
"E essa circulação de pessoas nas várias estradas e caminhos do Distrito acaba por reforçar a vigilância e tornar mais difícil àqueles que querem agir com dolo a sua atuação", considerou.
Além da prevenção e da resposta de ataque inicial do dispositivo oficial, o governador civil, Jorge Gomes, insistiu nesses "novos vigilantes, os cerca de cinco mil trabalhadores que circulam quase 24 horas por dia".
Mesmo que não consigam fazer com que "aqueles que usam o incêndio para fins menos bons" sejam detidos, "pelo menos detectam-nos e dão-nos o alerta e isso é muito importante", disse.
No balanço de 2010, o Distrito de Bragança ficou a menos de um terço das 952 ocorrências do 2005, e a quase um quarto dos 15 mil hectares queimados em 2003, o pior dos últimos anos em área ardida.
Fonte: Lusa Foto:PFerro

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

II Fim de Semana Radical da Juvebombeiro da Sertã

Decorreu no passado fim-de-semana, nos dias 16 e 17 de Outubro, o II Fim-de-semana Radical organizado pela Juvebombeiro da Sertã. As actividades decorreram na Vila da Sertã na Alameda da Carvalha, junto à Ribeira Grande da Sertã e a zona de acampamento junto às piscinas municipais da Sertã.

Marcaram presença de Corporações com elementos dos Corpos de Bombeiros de Bragança, Penafiel, Freamunde, Belmonte, Castelo Branco, Sertã, Azambuja, Caneças, São Pedro de Sintra, Póvoa de Santa Iria, Almoçageme, Algueirão - Mem Martins.

Envolvidos entre actividades radicais e jogos de equipa e liderança conquistaram os 3 primeiros prémios as equipas "Braganças" (1º lugar, C.B. Bragança), "Tripeiros" (2º lugar, C.B. Penafiel/Freamunde) e "Never Shake" (3º lugar, C.B. Algueirão - Mem Martins).

No último dia visitou-se o quartel dos Bombeiros da Sertã onde tiveram oportunidade de demonstração de veiculos e equipamentos, bem como um pequeno passeio pela Vila da Sertã. Todos seguiram rumo aos seus C.B.'s satisfeitos e prometendo voltar na próxima oportunidade.

O cbbraganca aplaude estas actividade no ambito da Juvebombeiro, criando assim o dinamismo nencessário, de acordo com o intuito da craição da Juvebombeiro.

Aproveitamos para fortalecer a boa imagem passada pelos elementos do Corpo de Bombeiros Mistos da Sertã e dos elementos integrantes na organização deste evento por parte da Juvebombeiro.

Bombeiros da Sertã possuem sistema inovador no combate a incêndio florestais

 Os Bombeiros da Sertã adquiriram recentemente um novo sistema para combate a incêndios florestais. Este sistema, chamado CDT Triton, foi instalado numa viatura de combate a incêndio florestais e este ano já foi posto em prática.
 O CTD Triton é um sistema de dosagem automático, provocado por um motor eléctrico, que permite misturas de espuma em dosagens de 0,1% a 3%. , fazendo com que haja um aproveitamento máximo de espuma sem perdas, melhorando o aproveitamento global de espuma. Este sistema pode ser instalado no inicio do encarroçamento de uma viatura, ou adaptado a um encarroçamento já existente. Neste caso o sistema foi adaptado á baixa pressão da bomba da viatura.
 
Noção de utilização de espuma em incêndios: Espuma de combate a incêndios, ou espuma retardante de fogo, ou espuma de supressão ao fogo, é uma espuma usada para supressão de fogo. Seu papel é arrefecer e cobrir o combustível, prevenindo seu contacto com o oxigénio, resultando na supressão da combustão.
Outros componentes das espumas retardantes de fogo são solventes orgânicos (como o trimetiltrimetileno glicol e hexileno glicol). Estabilizadores de espuma são também usados.
 O benefícios do Sistema Triton:
Segurança acrescida: a pré-mistura realiza-se a nível do camião por conseguinte distante da zona perigosa. A movimentação dos aditivos espumosos desaparece porque as reservas são instalados num lugar a partir da concepção do veículo.



Eficácia melhorada (vantagem da água aditivada): os aditivos podem ser utilizados sobre todos os tipos de fogos a fim de melhorar a rapidez de extinção e diminuir o consumo de água (os estragos causados pelas águas de escoamento são fortemente reduzidos). Contrariamente aos certos dispositivos mecânicos, TRITON realiza a pré-mistura após a bomba à água e por consequente este último não é induzido no fim da intervenção.
 Simplicidade e rapidez de intervenção: TRITON põe-se em serviço por pressão sobre o toque ON/OFF. Os toques + e - permitem uma selecção simples e rápida da concentração de aditivo desejada (0,1% a 3% ). TRITON injecta o aditivo a partir da abertura de um órgão de projecção e proporcionalmente ao débito de água. Através de um micro processador calcula a passagem de agua num caudimetro ( medição de caudal da água) induzindo a quantidade certa na agua sem haver excessos ou perdas de espuma.Também não há possibilidade de mistura acidental de agua com espuma no tanque da agua limpa.
Nenhuma perda de carga ligada ao TRITON: Contrariamente a um indutor clássico, TRITON autoriza comprimentos de estabelecimento importantes, sem nenhuma perda de carga, dado que a pré-mistura é realizada a nível do camião e veiculada no estabelecimento pela bomba à água. A limpeza do sistema é automática e rápida. Para a limpeza das mangueiras ou monitor é só desligar o sistema e deixar sair agua limpa.

sábado, 23 de outubro de 2010

Dispositivo de Combate a Incêndios irá manter-se inalterado para 2011

O ministro da Administração Interna disse esta sexta-feira que o actual dispositivo de combate a incêndios florestais vai manter-se no próximo ano, podendo vir a sofrer ajustes ao nível da colocação de meios e nos períodos de maior necessidade, escreve a Lusa.

«O dispositivo que este ano existiu vai ser mantido, vamos optimizá-lo na medida do possível. Optimizá-lo significa ver quais são os períodos de maior necessidade e onde deve ser colocado», disse aos jornalista Rui Pereira.

O ministro participou, na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras, numa reunião onde foi feita uma avaliação do dispositivo especial de combate a incêndios florestais, que contou também com a presença do secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, e representantes das entidades com assento no Centro de Coordenação Operacional Nacional.

Rui Pereira garantiu, também, que o dispositivo «em termos gerais é adequado», apesar de nenhum país ser «autossuficiente».

Quando «há necessidades excecionais», Portugal pode usufruir dos meios disponíveis no âmbito da cooperação internacional, designadamente ao nível da União Europeia, adiantou, referindo que no Verão deste ano actuaram em Portugal seis meios aéreos espanhóis.

Durante a fase mais critica de combate a incêndios, entre 1 de Julho e 30 de Setembro, estiveram operacionais perto de 10 mil elementos, 2177 veículos e 56 meios aéreos, além dos 236 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

O último relatório da Autoridade Florestal Nacional (AFN) refere que os incêndios florestais consumiram até 15 de Outubro quase 129 mil hectares, mais 54,5 por cento do que em igual período do ano passado.

Rui Pereira justificou estes números com «os níveis de humidade muito baixos e as condições climatéricas muito adversas» registadas no Verão, além da «muito matéria combustível resultante de um nível de incêndios muito baixo nos três anos anteriores».

Segundo o governante, em dias consecutivos registou-se mais de 400 fogos por dia, em alguns casos chegaram a ultrapassar os 500, e «a capacidade de resposta foi muito grande», tendo a esmagadora maioria dos incêndios sido dominada durante o dia.

O ministro disse ainda que foram detidos mais de 40 presumíveis incendiários este ano.

No final da reunião, foi atribuída a medalha de mérito de protecção e socorro a 18 bombeiros que, no ano passado, cumpriram mais horas de serviço operacional no respetivo distrito.
Fonte: IOL Diário Foto:PFerro

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Especial Unidad Militar de Emergencias ES - Veiculos


O numero de viaturas é superior as aqui apresentadas, apenas para exposição colocaram uma de cada categoria.

Pode-se dizer que todas as viaturas são relativamente recentes e encontram-se totalmente equipadas com o bom e o melhor a nível de equipamento.

Estas viaturas estão preparadas de acordo com as valências de cada pelotão.



























Fotos: PFerro - Cbbraganca