terça-feira, 4 de setembro de 2012

Incêndios Retornam ao Penacal

Os incêndios voltaram à zona do Penacal, em Bragança.

No passado dia 03, segunda-feira, o primeiro foco de incêndio iniciou pelas 01h30, perto da aldeia de S.Pedro. As chamas foram rapidamente detectadas e combatidas pelas 2 equipas de combate a incêndios dos Bombeiros de Bragança.

Na mesma manhã, pelas 10h00, um novo foco iniciou perto do local onde deflagrou de madrugada, e devido ao vento muito intenso e inclinação íngreme da encosta as chamas propagaram-se rapidamente por mato e carvalhal, levando à activação imediata de 5 equipas de Bragança e 1 dos Bombeiros de Izeda, bem como o helicóptero de combate a incêndio da Serra de Nogueira com equipa GIPS.

Ao fim de cerca de uma hora, os combatentes conseguiram dominar as chamas. Também uma maquina de rastos da Câmara Municipal de Bragança foi activada para o local, fazendo o perímetro do incêndio de modo a diminuir a probabilidade de reacendimentos.

O Penacal é um vale caracteristico do concelho de Bragança. Tem várias encostas íngremes formadas pela ribeira do Penacal,e é atravessado pela antiga estrada nacional que ligava Bragança a Izeda. É também local de uma reserva de caça turística, que foi implementada sobre muita contestação de alguns popularesda freguesia de Failde.

Todos os Verões por esta altura, princípios de Setembro, o Penacal pega fogo, e sempre sem causas conhecidas (por quem não quer ou não se interessa). A sensação de impunidade leva concerteza a que todos os anos haja fogo naquele local, seja destruída vegetação, árvores e cause um impacte visual negativo. Há dois anos um bombeiros teve de receber assistência hospitalar devido ao esforço excessivo e inalação de fumos.

Sem comentários: