terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Alfabeto Fonético Internacional

O alfabeto fonético internacional (referenciado pela sigla AFI[1][2][3] e pela sigla em inglês IPA,[4][5][6] de International Phonetic Alphabet) é um sistema de notação fonética baseado no alfabeto latino, criado pela Associação Fonética Internacional como uma forma de representação padronizada dos sons do idioma falado.[7] O AFI é utilizado por linguistas, fonoaudiólogos, professores e estudantes de idiomas estrangeiros, cantores, atores, lexicógrafos e tradutores.[8][9]
 
O AFI foi projetado para representar apenas aquelas características da fala que podem ser distinguidas no idioma falado: fonemas, entonação, e a separação de palavras e sílabas.[7] Para representar características adicionais da fala, como o ranger dos dentes, língua presa e sons feitos com lábios leporinos, utiliza-se de um conjunto ampliado de símbolos, chamados de extensões ao AFI.[8]
 
Ocasionalmente outros símbolos também foram adicionados, removidos ou modificados pela Associação Fonética Internacional. Em 2008 o AFI possui 107 letras distintas, 52 diacríticos e 4 marcas de prosódia.
 
Os símbolos do alfabeto fonético internacional são divididos em três categorias: letras (que indicam os sons básicos), diacríticos (que especificam mais esses sons básicos) e supra-segmentais (que indicam características, como velocidade, tom e acento tônico). Essas categorias são divididas em seções menores: as letras podem ser vogais ou consoantes e os diacríticos e supra-segmentais são classificados de acordo com o que indicam: articulação, fonação, tom, entonação ou acentuação tônica. De tempos em tempos, símbolos são adicionados, removidos ou modificados pela Associação Fonética Internacional.
 
O Alfabeto Fonético Internacional é usado para "soletrar" palavras em radiocomunicações, telecomunicações, negócios e em outros casos em que o entendimento se torna difícil ou a palavra/frase deixe dúvidas para ser grafada com exatidão.

Sem comentários: